sábado, 1 de outubro de 2011

ENTREVISTA COM A BIÓLOGA

A aluna Vitória conseguiu uma entrevista com a bióloga de Dois Irmãos, Regiane.

ENTREVISTA:

Como é tratada a água de nossa cidade?
 É retirada da Vila Becker 60% de água captada do Arroio Feitoria. Os outros 40% é a água retirada de poços artesianos.

Para onde vai o esgoto? Como é feito seu tratamento?
Apenas 12% do esgoto são totalmente tratados. O tratamento está em canos de rua até chegar à fossa principal, porém é preciso utilizar canos a partir da casa até a rua, mas nem todos têm esta condição. O esgoto vai para um lugar fechado, sem oxigênio, onde as bactérias se proliferam se alimentando deste até a ‘sujeira’ acabar. Depois de um tempo volta a se tornar água, porém inadequada para o nosso consumo. Uma curiosidade é que o resto de resíduos que sobra, limpo, vira adubo para arrozeiros e etc.

Como a sociedade de Dois Irmãos encara a questão da poluição?
Dois Irmãos é referência e também é considerado um dos melhores do estado em termos de  consciência ambiental e separação de lixo. A prefeitura tem uma associação com os recicladores, e a mesma já chamou empresas ‘de fora’ para análises sobre nosso lixo e foi constatado que é produzido cerca de 600g por habitante diariamente, um número muito bom sendo comparado com outras cidades, mas ainda pode melhorar. Tentamos diminuir o lixo orgânico, três vezes na semana vem para nossa cidade caminhões da SIO uma empresa de Minas do Leão que recolhe e trata adequadamente este lixo.

No que Dois Irmãos pode contribuir para reduzir a poluição?
Diminuir o uso de carros, andando mais a pé ou de bicicleta, mudar as lâmpadas comuns por incandescentes devido ao mercúrio presente nas outras que é um metal muito pesado; pilhas comuns por recarregáveis..

Como irá funcionar o saneamento básico?
Primeiramente é necessário criar um plano municipal dentro das leis ambientais, tudo deve ser bem organizado, pois é um grande custo financeiro e é uma coisa que precisa ser bem planejada. As pessoas devem entender o processo, será necessário um trabalho de educação para a comunidade.

Existe alguma conscientização nas escolas, um incentivo de como tratar sobre o assunto poluição?

Sim nas escolas do município todas tem um responsável pela educação ambiental, que deve ter horas disponíveis  para trabalhar sobre esse assunto, explicar sobre atitudes diárias que fazem a diferença.

Qual sua opinião em relação ao estado do Rio Dos Sinos e quais fatores você acha que são culpados para o estado do rio?
O Rio dos Sinos tem inúmeros problemas. O primeiro é a retirada da água para irrigação sem permissão, e para essa retirada é utilizado mercúrio, pro mo, cádmio que são metais extremamente pesados e não existe nenhum recurso para retirar estes.
Outro é as dragas de Sapucaia; esses metais citados acima se acumulam no fundo do rio, e essas dragas mechem o fundo do rio, e esses metais se espalham por todos os níveis do rio, além disso, o barranco de terra nas margens do rio cai, e ele vai perdendo sua profundidade.
Campo Bom planta até as margens do rio, o que acontece? Acaba com a mata ciliar e desprotege o leito dos rios.
De Campo Bom pra baixo as necessidades são enormes e principalmente a falta de água. Dois Irmãos transporta água do rio Caí para o Rio dos Sinos, e hoje se não fosse isso, o Rio Dos Sinos estaria seco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário